Mostra Circuito Decor 2013

 

 

A Revista Em Casa apresentou, ao vivo, um pouco do que o leitor vê em suas páginas na Mostra Circuito Decor 2013, que aconteceu entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro, no Espaço Grenah, localizado no bairro do Tatuapé. O evento teve entrada franca e foi aberto ao público, que além de conferir as dicas e tendências, também pôde adquirir peças expostas nos ambientes com descontos generosos.

 

A mostra faz parte do Encontro Circuito Decor, que reúne as principais lojas e profissionais do segmento de decoração. Esta é a segunda vez que ela acontece, mas a primeira em que foi aberta ao público em geral, devido ao grande sucesso da edição anterior.

 

Ambientes da mostra

————————————————————————————————————————

 

Esse espaço masculino foi pensado para ser bem mais do que um simples local para guardar o carro, a moto ou a bicicleta. “Quis criar um canto onde a pessoa possa tomar um drinque, ler uma revista ou um livro, aproveitando esse ambiente de forma mais agradável”, declara a designer de interiores.

Vasos com plantas trazem vida ao local que foi revestido com piso cimentício em placas de 1m². Destaque para o sofá em couro em cor escura, que traz um aspecto despojado e rústico, para a tela pintada em lona, cujos elefantes parecem saltar, e para o andaime que assumiu uma nova função. “A intenção foi trazer um móvel bem rústico, com um material que é utilizado em obras e que normalmente é guardado na garagem de qualquer forma. Então transformei em uma estante, mostrando que podemos trasnformar a peça em algo belo para colocar peças de decoração e livros”, explica Sara.

 

————————————————————————————————————————

 

A proposta urbana e sofisticada apresenta-se não apenas pelo quadro que retrata a avenida paulista e o MASP – Museu de Arte de São Paulo -, mas também pela utilização da parede cinza com efeito Marmorato da Suvinil, que apresenta um aspecto de cimento. “Trabalhei com linhas retas e materiais nobres que conferem uma característica atemporal a esse living funcional e aconchegante. Ele foi pensado para uma família paulistana que tem esse ritmo da cidade e que gosta de receber amigos”, explica Érica.

A arquiteta utilizou preto, branco e tons de cinza em peças que se destacam como o sofá em veludo italiano, as poltronas estampadas e a chumbo, além da mesa de centro em couro e laca. Aço e espelho são pontuados na composição, proporcionando brilho e sofisticação.

 

————————————————————————————————————————

 

A disposição em módulo triangular – fogão e geladeira na mesma parede e pia no centro e à frente – bem como uma torre com fornos, foram projetadas pelo trio de arquitetas visando a praticidade, a funcionalidade e a estética. A proposta do ambiente foi sair do convencional do branco e do cinza e ousar tanto nas cores, como no estilo. “O conceito foi usar linhas mais retas para trazer modernidade. Assim, não temos nenhum tipo de puxador nos armários. Todas as portas e gavetas possuem fecho por toque. Para contrapor com isso, colocamos alguns elementos mais retrôs como o ladrilho hidráulico, que traz um charme ao ambiente, e a geladeira, que apesar de ter esse aspecto antigo é dotada de alta tecnologia”, explica Juliana.

Destaque para a coifa, que além do aspecto funcional, assume característica decorativa e para o cooktop por indução praticamente camuflado em meio à pedra preta escolhida para a bancada.

 

————————————————————————————————————————

 

Seguindo um estilo contemporâneo com pitadas de retrô, a designer de interiores mesclou dois tipos de cadeira ao redor da mesa preta em ébano: algumas em ébano preto com chenile claro para contrastar com outras com capitonê em cheline azul marinho. “Eu procuro não trabalhar com aquela coisa de casinha de boneca. A ideia é exatamente unir modelos e cores diferentes, mas que se harmonizam no espaço”, conta Sandra.

Trabalhando com preto e prata, além de objetos volumosos, a profissional mostra o que é possível fazer quando se tem um pé-direito alto no ambiente, utilizando luminárias de chão complementadas por espelhos apenas apoiados na parede, que ampliam ainda mais o espaço e maximizam a luminosidade.

 

————————————————————————————————————————

 

O esperado para a sala de música de uma mostra seria partir para um piano de cauda tradicional e mais clássico. Porém, a ideia da dupla foi criar o estúdio de uma banda de rock, algo inusitado para contrastar com os outros ambientes. “Nosso objetivo era fazer algo que todos lembrem. Procuramos trabalhar com o preto, as cores mais neutras e a transparência para dar ênfase aos instrumentos que são bem coloridos”, declaram as arquitetas Daniela Falceta e Karla Di Schiavi.

Como a Inglaterra é uma referência no mundo do rock, foram escolhidos instrumentos com a imagem da bandeira deste país. No espaço também é exibido um DVD com o making off de uma banda inglesa, inserindo o visitante no clima do estúdio.

 

————————————————————————————————————————

 

O objetivo da profissional foi criar um home theater contemporâneo, mas ao mesmo tempo rústico. Apesar do uso do papel de parede, priorizou-se a madeira para dar um aconchego maior ao ambiente. Destaque para o espelho que imita um vitrô e se diferencia por fugir das formas retas, trazendo um ar mais antigo à composição. Outros elementos utilizados foram couro, espelho, camurça e acrílico. “Usei tons neutros. Estou trabalhando bem com o pérola e o fendi, mas há também um tom coral, em detalhes pequenos nos dois bancos e nas almofadas”, explica Elayne.

Uma TV em LED e um trilho de som que fica no Rack trazem modernidade ao espaço. “Pensei muito nos clientes, no que eles pensam e solicitam. Geralmente pedem aconchego, querem um local para descansar, curtir um bom vídeo ou simplesmente ouvir um som”, finaliza a profissional.

 

————————————————————————————————————————

 

Partindo da ideia de trabalhar o Outono, a arquiteta Sil Castellani e o designer Rafael Gomez de interiores procuraram utilizar tons neutros e peças que refletissem o conceito, como quadros que retratam florestas. Ao fundo, o papel de parede em estilo escocês reforça a identidade outonal e masculina da composição idealizada para um fazendeiro jovem, viajante, enólogo e apreciador de obras de arte. Assim, alguns elementos temáticos como o tapete em estilo country, as almofadas com franjas ou peles e a mesa lateral com pés de chifre e tampo de vidro estão pontuadas no local que ainda recebeu duas lareiras ecológicas. “Uma delas é apenas para aquecer e a outra tem duas funções: tanto lareira de piso como cooler, que também serve de apoio para o espaço”, explica Sil.

 

————————————————————————————————————————

 

O conceito do projeto que une dormitório de casal e sala íntima foi Cartier/Channel e o ponto de partida foi o armário com três portas de correr, onde uma delas possui estrutura para receber televisão LED embutida e duas têm um trabalho em matelassê marrom que, nas palavras da designer de interiores “têm tudo a ver com Channel”. Assim, ela trabalhou com tecidos sofisticados, couro e com cores clássicas como o preto e o prata. “A proposta foi transmitir requinte e modernidade com um pouco da audácia do vermelho, que é a cor do amor e da paixão, representando Cartier”, diz.

Para humanizar o ambiente e proporcionar privacidade ao espaço, foi criada uma cerca viva que limita a visão da sala ao lado.

 

————————————————————————————————————————

 

O dormitório foi idealizado para um rapaz de mais ou menos 25 anos, bem sucedido, que trabalha no mercado financeiro, adora esportes e aventura, características evidenciadas pelas obras de arte presentes no local. As arquitetas utilizaram tons neutros e mais escuros, deixando a cor para a escrivaninha em laca. “Em geral utilizamos off white, cru, bege e preto, que são cores mais masculinas, e pontuamos com a cor Cereja no espaço de trabalho, que é vibrante e está super em alta agora”, contam as arquitetas Claudina Ferrante e Silvia Tranjan. Merecem destaque os criados-mudos em aço com puxadores em couro, elementos que traduzem modernidade e despojamento.

 

————————————————————————————————————————

 

Uma moça jovem, com idade entre 26 e 30 anos, que trabalha fora, mora sozinha, estuda e gosta de pintar telas nas horas vagas. Este é o perfil da personagem criada pela designer de interiores e paisagista para a composição do espaço. Assim, ele foi dividido em dois ambientes, um deles com as pinturas executadas pela menina cujo hobbie é ser pintora. “Tudo o que for possível ser feito na vida dela é dentro do quarto, por isso tem um atelier, uma penteadeira e o painel com televisão. Ela é uma moça prática, moderna e descolada, mas que ainda guarda um certo romantismo de infância”, conta Cida.

Móveis em madeira com acabamento branco mesclam-se com elementos mais modernos e objetos que pontuam roxo e lilás.

 

————————————————————————————————————————

 

Montar o quarto do bebê é um dos grandes desafios dos futuros papais e a tarefa é desempenhada com muito carinho. Pensando nisso, a dupla de designers de interiores Ana Paula Cunha e Grace de Paula elaborou um luxuoso domitório rico em detalhes para receber uma “princesinha”, tema presente nos objetos decorativos com pequenas coroas e no dorssel delicadamente posicionado acima do local de descanso da bebê. “Demos um grande destaque ao berço em estilo provençal com capitonês e trabalhamos bastante a iluminação, inclusive no tapete”, afirma Ana Paula.

Os móveis brancos juntamente com toques em cor de rosa conferem delicadeza e suavidade ao ambiente, que também recebeu uma pequena banheira vitoriana.

 

————————————————————————————————————————

 

Segundo a arquiteta, que elaborou um escritório para pessoas de sua área, a palavra-chave para esse espaço é integração. “O sofá seria para espera ou para um momento de leitura, juntamennte com a luminária em LED, a mesa quadrada e grande para demonstração de projetos e reunião com o cliente e a televisão LCD para apresentar as plantas e 3Ds. Abaixo da tela, um móvel foi criado para abrigar amostras de pastilhas, pedras, tecidos e catálogos de cores”, descreve Claudia.

O turquesa presente em uma das paredes e nas obras de arte contrasta com os tons neutros e com o preto do painel em laca. No centro da composição destaca-se o mosaico em placas de 27X27cm, em mármore branco Mimoso iluminado por uma lâmpada AR111 em spot com foco direcionado e margeado por LED na lateral.

 

————————————————————————————————————————

 

O espaço contemporâneo foi idealizado para ser aplicado em qualquer casa, assim, os visitantes poderiam visualizar o ambiente em seus próprios lares. A arquiteta utilizou peças aconchegantes e volumosas, complementadas pelo tapete shaggy que delimita o local e aumenta a sensação de conforto. Além disso, ela optou pelo verde das plantas não apenas com aspecto decorativo, mas funcional dentro da estrutura da Mostra. “Considerando que meu espaço não tem paredes, eu quis criar um paredão verde, então coloquei umas lanças de São Jorge em seis vasos vietnamitas para dividir o espaço”, pontua Samira.

 

————————————————————————————————————————

 

Para criar este espaço as profissionais Rosangela Pimenta e Tereza Bissoto pensaram em uma família constituída por pais médicos e filhos adolescentes. Assim, o local seria um refúgio para o casal sair da correria do dia a dia e por isso mesmo dispensa os aparelhos eletrônicos. “Temos livros de viagem, uma boa leitura e eles se recolhem para tomar um vinho e deixar a agitação lá fora. E como eles viajam muito, possuem coisas étnicas, que remetem aos passeios que fizeram”, afirma Rosangela. A composição foi toda feita para traduzir conforto, com cores sóbrias, tapetes e couro. Destaque para a estante amarela, que traz um toque mais vibrante de cor ao espaço.

 

————————————————————————————————————————

 

O clássico filme “Bonequinha de luxo” (Breakfast at Tiffany’s) e os cafés parisienses serviram de inspiração para a dupla de arquitetas. “Quisemos criar um ambiente que pudesse ser a cara da Holly, personagem principal da história. Para isso, utilizamos uma base neutra para poder ousar um pouco mais nos objetos de decoração em vidro e porcelana pontuados principalmente na cor azul Tiffany, que tem tudo a ver com o tema. Também colocamos alguns detalhes em pérola e vidros com grãos de café para que o cheiro exalasse no ambiente”, conta Vanessa.

Pensado para ser prático e agradável o espaço foi montado com módulos em madeira, que conferem rapidez e versatilidade à instalação, permitindo que ela seja feita em qualquer lugar. Tecidos como a seda das cadeiras e o veludo em arabescos do biombo são responsáveis por reforçar o requinte do ambiente.

 

————————————————————————————————————————

 

Vencedores do Concurso Cultural realizado na mostra

Adriana Saturnino ganhou o forro de sofá cedido pela Mônaco Decorações;

Wilma Ruiz Hatty foi a ganhadora da manta de casal em microfibra cedida pela 3 Irmãs Cortinas;

Maria de Fátima Porto Amaral ganhou um mini Ipad cedido pela Celmar;

Arthur Tavares foi o ganhador do papel de parede cedido pela Origini.com.br.

Clique aqui para ver os vencedores em matéria do Jornal O Retrato.

 

————————————————————————————————————————

 

Na noite de 27 de agosto, um evento fechado aos profissionais e lojistas celebrou o início da exposição e contou com a entrega do 2° Prêmio Circuito Decor “Os Melhores da Decoração”. Clique aqui para conhecer os vencedores.

 

————————————————————————————————————————

 

 

Repercussão na mídia

 

 

Folha de S. Paulo

http://classificados.folha.uol.com.br/imoveis/2013/08/1334529-mostra-de-decoracao-leva-tendencias-do-setor-a-zona-leste-de-sao-paulo.shtml

 

Casa Projeto & Estilo

http://www.casaprojetoeestilo.com.br/noticia-197_tatuape-recebe-mostra-circuito-decor

 

Destak Jornal

http://www.destakjornal.com.br/noticias/diversao-arte/mostra-exibe-dicas-de-decoracao-206097/

 

Madi Arquitetura e Design

http://madi.arq.br/blog/2013/9/16/mostra-circuito-decor-2013-os-bastidores

http://madi.arq.br/blog/2013/7/26/vem-a-a-mostra-circuito-decor

 

Maycon.com.br

http://www.maycon.com.br/?p=23709

 

Limeira Jovem

http://limeirajovem.com.br/home/folha-de-sao-paulo/29512-mostra-de-decoracao-leva-tendencias-a-zona-leste-de-sao-paulo.html

 

Potencial Cursos

http://potencialcursos.com.br/tutorials-mainmenu-48/site-shaper-setup/17168-mostra-de-decora%C3%A7%C3%A3o-leva-tend%C3%AAncias-%C3%A0-zona-leste-de-s%C3%A3o-paulo

 

Jornal O Retrato

http://jornaloretrato.com.br/net/mostra-circuito-decor-voce-pode-visitar-ate-este-domingo/

http://jornaloretrato.com.br/net/circuito-decor-realiza-evento-para-prestigiar-profissionais-de-arquitetura-decoracao-e-paisagismo/

http://jornaloretrato.com.br/net/conheca-os-profissionais-participantes-da-mostra-circuito-decor-e-saiba-o-que-eles-esperam-do-evento/

http://jornaloretrato.com.br/net/mostra-circuito-decor-o-tatuape-vai-respirar-decoracao/

 

Jornal do Farol

Matéria na edição de 30/08/2013

 

Rádio Eldorado

Veiculação na Agenda Cultural de 29/08/2013 a 30/08/2013

 

TV Cantareira – Guarulhos

Cobertura veiculada no dia 15/09/2013

 

Clique aqui para ver a cobertura de como foi a mostra.

 

————————————————————————————————————————

 

Agradecimentos

 

 

Mostra Circuito Decor - Revista Em Casa
28 de agosto a 01 de setembro
De quarta a sexta das 14h às 22h, sábado e domingo das 12h às 20h
Entrada Franca
Local: Espaço Grenah - Rua Azevedo Soares, 633 - Tatuapé
Mais informações: 11 3386-3740
Compartilhar:




Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com